quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O início...


O dia amanhecendo em Piacatuba, um pequeno distrito encravado na Zona da Mata mineira. Elenco e equipe técnica em seus lugares. Um clima de expectativa no ar. Potentes refletores iluminando o quintal de uma humilde casa onde um garoto de 6 anos está sentado à sobra de um também pequeno pé de laranja lima. Todos os olhares presentes convergem para eles e ouve-se a voz do diretor
"Ação!"
Primeiro dia de filmagens do "Meu Pé de Laranja Lima", a obra máxima de José Mauro de Vasconcelos talentosamente roteirizada por Marcos Bersntein e Melanie Dimantas.
Publicado em 1968, "O Meu Pé de Laranja Lima" é um momento da infância do romancista, narrado de forma bastante sensível e envolvente. Só isso justificaria a verdadeira legião de fãs e leitores mundo afora, tendo sido, até o presente, publicado em 19 países e em 32 idiomas diferentes. Não importa, porém, em que língua ou  local onde essa pungente história é lida, pois a emoção e a reflexão que provoca serão sempre as mesmas. As peripécias, sonhos e desiluzões de Zezé e do seu Pé de Laranja Lima são encantadores fragmentos de uma infância comum a todos os seres humanos.
Encantada pelo livro desde a sua primeira leitura, a produtora Kátia Machado (Passaro Films) convidou Marcos Bernstein para dirigir o roteiro que ele e Melanie Dimantas haviam escrito a seu pedido. Renovava-se uma parceria já iniciada quando das filmagens de "O Outro Lado da Rua", que Kátia Machado havia, também, produzido e Marcos Bernstein escrito e dirigido.
Agora, na bucólica Piacatuba, o sol vai atravessando as últimas névoas da manhã como que competindo com as fortes luzes do set de filmagens. Uma vez mais, os personagens ganham vida na pele dos atores que recriam a história de um menininho que enfrenta todas as dificuldades da vida ajudado pela sua amizade com uma pequena laranjeira. 
O seu pé de laranja lima.


Imagem: João Guilherme, o Zezé, em foto de Camila Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!