sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Roteiro de um sucesso


As pequenas vilas mineiras no entorno de Leopoldina e Cataguases, com seu característico aspecto de despojamento e atemporalidade, vieram de encontro com o que o Diretor Marcos Bernstein e Bia Junqueira, Diretora de Arte,  buscavam para servir de pano de fundo para o "Meu Pé de Laranja Lima".  Este, que é o primeiro longa-metragem a ser filmado no nascente polo cinematográfico de Cataguases-MG, encontrou na região o cenário mais que perfeito para o desenrolar da história de Zezé, um menino comum, peralta, inteligente, respondão, aventureiro, sonhador e muito sensível.
Sem localizarem o enredo em nenhuma época muito distinta, os roteiristas conseguiram que a história pudesse ser vista como algo que pode ter acontecido, ou estar acontecendo agora, em qualquer lugar do mundo, onde uma criança busca amor, carinho e proteção. Crescer é um ato de coragem e é essa a mensagem que os roteiristas captaram como essencial na obra de Zé Mauro de Vasconcelos.
As filmagens na escola, onde mais de 50 figurantes, todas crianças de Piacatuba e distritos da região, se misturavam aos atores, tiveram cenas de grande emoção, especialmente quando Zezé se apercebe que sua professora (a atriz mineira do grupo Galpão, Ines Peixoto), por uma razão qualquer (ou mesmo sem motivo algum) é a única a não tem uma  flor em sua mesa.
Outro momento a ser destacado, é a maneira fantasiosa com que Zezé visualiza a Diretora  (Fernanda Lobo, atriz cataguasense) durante uma conversa bastante tensa na sala da diretoria da escola.
E assim o Diretor Marcos Bernstein vai dando vida, com as belíssimas imagens de Gustavo Hadba, Diretor de Fotografia, às páginas do romance do jovem Zé Mauro, isto é, de Zezé e seu pé de laranja lima.

Imagem: Ines Peixoto, a professora Cecília Paim, em foto de Camila Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!